terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Alguma outras regras e mais um pouco da dinâmica do Hóquei

Bom, já sabemos como o que precisa para se jogar Hóquei, ando se joga, quantos jogam, como estão divididos e algumas outras regras regras, agora demos continuação ao assunto.

Já falei tudo isso, mas quanto tempo dura uma partida?

Simples. Partidas profissionais de Hóquei são divididas em três períodos de 20 minutos cada, sendo que o relógio só corre quando o Puck está em jogo. Jogos recreacionais e de ligas infantis costumam diminuir a duração dos períodos. O jogo não acaba mais empatado na grande maioria das ligas, tendo algumas diferenças no método de desempate de acordo com a liga e também da fase da competição. Em torneios internacionais e também nos Playoffs (fase de mata-mata) da NHL temos prorrogação contínua de 20 minutos cada até algum time marcar um gol. Já em temporada regular temos uma prorrogação curta e com menos jogadores de cada lado, persistindo o empate, os times passam para o chamado "Penalty Shootout" - cobranças de penalidades com três jogadores de cada time e posteriormente se necessário cobranças alternadas com morte súbita, ou seja, até um time acertar e o outro não. Estes, são apenas alguns exemplos, explicarei melhor como funciona cada liga mais pra frente.

Opá, espera ai!!! Como assim Puck em jogo?

Existem algumas infrações e momentos em que a partida é paralisada, algumas muito simples, como por exemplo quando o goleiro "esconde" o Puck, normalmente com a mão, afim de não correr o risco de o time adversário roubá-lo. Pode ser paralisado também por motivos mais sérios, como infrações e/ou contusões. Já que no Hóquei não existe a posse de Puck estabelecida, quando a paralisação acontece o jogo é recomeçado com um "Faceoff", onde dois jogadores (um de cada time) se encaram enquanto um arbitro joga o Puck no gelo para que os dois disputem a posse do disco. Para isso existem marcações ao longo de todo o rinque para indicar onde essas disputas devem ser feitas e também para regulamentar o posicionamento dos outros jogadores durante o processo.

Falei em infrações, e citarei alguns exemplos. Existem três regras principais de jogo que limitam o movimento do Puck: "O Impedimento", "O Icing" e o Puck sair fora da jogada. Basicamente o jogador está impedido quando ele entra na zona do adversário antes do Puck e para isso existem as linhas fixas de impedimento, que são as linhas azuis. Já o "Icing" é um pouco mais complexo, é quando o jogador está em sua zona defensiva e joga o Puck para frente e o mesmo ultrapassa pela linha central e a linha de gol adversário (duas linhas vermelhas) sem que nenhum jogador do seu time toque nele. Basicamente é quando o jogador "rifa" o Puck, isso não pode, o juiz para o jogo e como punição o time não pode trocar as linhas naquele Faceoff. Já a ultima regra citada é simplesmente quando o Puck sai do jogo, seja indo para o banco, para as arquibancadas ou para as redes que normalmente protegem o público atrás dos gols.
Explicação gráfica do "Offside", ou Impedimento.
Explicação do Icing

Bom, por hoje é só, nas próximas postagens falarei sobre as penalidades. O que é lance de jogo e o que não pode se fazer em uma partida?

Um Faceoff bem ganho pra você pra dar aquele animo pro resto da semana.

Abraços. Até!!!

Fontes: Wikipédia e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário