quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A popularização do Hóquei em seu país de origem

Enquanto que as origens do Hóquei vêm de outras regiões do Canadá, foi Montreal que se tornou o grande centro de desenvolvimento do esporte, inclusive sediando no dia 3 de março de 1875 a primeira partida em um lugar coberto no "Victoria Skating Rink" (Rinque de patinação Victoria) entre dois times com nove jogadores cada e ao invés de usarem uma bola ou rolha decidiram usar um "pedaço achatado e circular de madeira" afim de mante-lo no rinque e também de proteger os espectadores.
O Rinque de Patinação de Quebec, um dos primeiros
 a sediar jogos de hóquei no gelo.
As partidas eram jogadas seguindo as regras da chamada "Associação de Hóquei" que eram na verdade ditadas pela organização inglesa de hóquei de grama. Em 1877 foram publicadas sete regras, seis das quais baseadas em seis das doze regras da "Associação" com algumas diferenças e uma regra adicional que falava como as disputas deveriam ser feitas. Também neste ano o McGill University Hockey Club (Clube de Hóquei da Universidade McGill) se tornou o primeiro clube de hóquei seguido pelo Montreal Victorias em 1881. Em 1880 o número de jogadores foi reduzido de nove para sete.
Hóquei na McGill University em 1901.
O Número de times cresceu, o suficiente para acontecer o 1º "Campeonato Mundial", sediado durante o Carnaval de Inverno de Montreal de 1883. O time da McGill venceu esse primeiro campeonato sendo premiado com a "Carnival Cup" (Copa do Carnaval). Os jogos eram divididos em dois tempos de 30 minutos cada e as posições tinham ganho nomes: o Ataque com os "Asas" Esquerdo e Direito (Left and Right Wing), o Central (Center), o "Líbero" (Rover), a defesa com o "Ponta" (Point) e o "Cobre Ponta" (Cover-Point) e o Goleiro (Goaltender). Em 1886 as equipes participantes da Carnival Cup organizaram a AHAC - Amateur Hockey Association Of Canada (Associação de Hóquei Amador do Canada) e jogaram um temporada impondo desafios ao campeão.
Posições dos jogadores entre 1892 e 1911.
Em 1888 o Governador Geral do Canada, Lorde Stanley of Preston (guarde bem esse nome), influenciado por seus filhos e filha, compareceu pela 1ª vez ao torneio de Carnaval e ficou impressionado com o jogo. Em 1892, querendo dar o devido reconhecimento à melhor equipe do Canada, comprou uma bela bacia de prata para usarem como troféu. A "Dominion Hockey Challenge Cup" (Copa Desafio do Domínio no Hóquei), mais tarde conhecida como "Stanley Cup" (ou Copa Stanley) foi entregue pela primeira vez em 1893 para o "Montreal Hockey Club", campeão da AHAC e continua sendo entregue até hoje para o time campeão da NHL. Um dos filhos de Stanley, Arthur, ajudou a organizar a Associação de Hóquei de Ontario (OHA) e a filha de Stanley, Isobel, foi uma das primeiras mulheres a jogar hóquei no gelo.
A Copa Stanley Original exibida no Hall da Fama do Hóquei
 em Toronto, Canadá.
Em 1893 já existiam quase 100 times só em Montreal, além das inúmeras ligas espalhadas pelo Canadá. O jogadores de Winnipeg usavam os protetores de perna do Críquete afim de proteger melhor seus goleiros e também inventaram o "'scoop' shot", que hoje conhecemos como "wrist shot" (Falaremos dele depois). Em 1900 as redes nos gols se tornaram padrões na CAHL - "Canadian Amateur Hockey League" (Liga de Hóquei Amador Canadense). Os defensores direito e esquerdo (Right/Left Defenseman" substituíram as posições dos Point e Cover-Point na OHA em 1906.

Por hoje é só, e não percam na próxima postagem: o hóquei ganha o Mundo.

Um Wrist Shot bem dado bem no canto do gol pra você ficar esperto que o final de semana vem chegando.

Grande abraço

Fonte:Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário