segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O Hóquei invade os EUA e ganha o Mundo

Continuando nossa saga desse esporte gelado, viajemos para o país vizinho ao Canadá...

Nos Estados Unidos da America o "polo no gelo", jogado com bola ao invés do Puck, era muito famoso na época. Em 1892, o futuro pai do esporte no país (na ocasião como tenista amador) Malcolm Greene Chace visitou as Cataratas do Niágara para uma partida de tênis e lá conheceu alguns jogadores canadenses de hóquei. Entusiasmado com o esporte, Chace montou um time com alunos das universidades de Yale, Brown e Harvard e fez uma turnê pelo Canadá onde era também capitão dessa equipe. O primeiro jogo oficial nos EUA se deu entre os times das universidades de Yale e Johns Hopkins em Baltimore. Yale, liderada pelo Capitão Chace saiu vitoriosa pelo placar de 2-1. Em 1896 a Primeira liga de Hóquei foi fundada, a "U.S. Amateur Hockey League" (Liga de hóquei amador dos Estados Unidos) foi fundada na cidade de Nova Iorque logo após a abertura do Rinque de Patinação artificial St. Nicholas.

Na Europa, acredita-se que em 1885 o clube de hóquei no gelo da Universidade de Oxford foi formado para participar da primeira partida contra os tradicionais rivais da Universidade de Cambridge em St. Moritz na Suíça. Contudo esse jogo não foi documentado, os Oxford Dark Blues teriam ganho pelo elástico placar de 6-0. Apesar de ter a cotação de "lenda" a rivalidade continua até hoje, se intitulando a mais velha da história, dividindo o posto com a rivalidade entre a Queen's University e a Royal Military College of Kingston, ambas em Ontário no Canadá que possui quase 130 anos de história.
Jogo entre a Universidade de Oxford e a seleção Suíça em 1922.
Lendas e rivalidades a parte foram os cinco filhos de Lorde Stanley (lembra dele?) que foram fundamentais em levar o Hóquei para a Europa, derrotando um time da Corte Britânica (incluindo os futuros reis Edward VII e George V) em um jogo no Palácio de Buckingham em 1895 popularizando tanto o esporte que em 1903 já existia uma liga com cinco equipes. E em 1908 foi criada a "Ligue Internationale de Hockey sur Glace" (francês para "Liga Internacional de Hóquei no Gelo") afim de regulamentar competições internacionais, o 1º Campeonato Europeu foi vencido pela Grã-Bretanha em 1910. Porém foi nos anos 20 que o esporte ganhou sua força no velho continente graças a sua transformação em esporte olímpico (curiosamente com a estréia nas Olimpíadas de Verão, em 1920). Muitos jogadores de bandy (muito parecido com o hóquei no gelo, porem jogado em um lugar maior e com mais jogadores) migraram para o hóquei só para competir nas Olimpíadas. O Bandy se manteve muito popular na União Soviética, que só foi começar o seu programa de Hóquei nos anos 50 (imagino se tivessem começado antes...). No meio do século 20 também a "Liga" se tornou "Federação Internacional de Hóquei no Gelo", ou IIHF para os íntimos.
Partida de Bandy entre Cazaquistão e Mongólia em 2011.
Galera, espero que tenham gostado. Um Hat-Trick gostoso do seu(ua) jogador(a) favorito(a) pra começar bem a semana.

Um abraço e até o próximo post.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário