segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Hóquei se torna profissional e as arenas evoluem

O Hóquei profissional existe desde o começo do século XX. Em 1902 a WPHL - "Western Pennsylvania Hockey League" (Liga de Hóquei do Oeste da Pensilvânia) já empregava profissionais. A liga se juntou com times de Michigan (EUA) e Ontário (Canadá) para formar a primeira liga inteiramente profissional em 1904 a IPHL - "International Professional Hockey League" (Liga Internacional de Hóquei Profissional). A WPHL e a IPHL contratavam jogadores do Canadá; em resposta as ligas canadenses começaram a pagar seus jogadores, por conta disso que em 1907 a IPHL se dissolveu em razão da baixa de fontes de jogadores. Nessa época já existiam várias ligas profissionais no Canadá nas regiões de Manitoba, Ontário e Montreal (todas ao leste do país).
Clube de Hockey de Ottawa - Campeões da Stanley Cup de 1905.
Em 1910 a NHA - "National Hockey Association" (Associação Nacional de Hóquei) foi formada em Montreal. A liga refinou as regras, extinguindo a posição de Líbero dividindo o jogo em três períodos de 20 minutos cada e introduzindo as penalidades (tanto as menores quanto as maiores). Em 1917 se reorganizou com o nome de NHL - "National Hockey League" (Liga Nacional de Hóquei) e expandiu-se para os EUA em 1924 com a entrada do Boston Bruins.

Posteriormente as ligas profissionais de desenvolveram na Europa. Uma das primeiras foi a liga suíça a "National League A" já em 1916 e continua até hoje sendo uma das mais populares do continente. Hoje em a maioria dos países europeus tem suas ligas que, sendo algumas das principais a Kontinental Hockey League (Rússia e outros países), a Extraliga (República Tcheca), a Liiga (Finlândia), a SHL (Suécia), a DEL (Alemanha) e a EBEL (Áustria e outros países) e a recente CHL (espécie de Liga dos Campeões européia que envolve clubes de mais de 10 países diferentes). Todas estas citadas e talvez mais uma ou outra serão melhor apresentadas nos próximos posts.
Jogo na Suíça entre o SC Bern da cidade de Berna e o New York Rangers.
Voltando a América do Norte, vamos falar um pouco sobre as "casas" do Hóquei. Com a popularidade do esporte em alta e o aumento significativo dos espectadores os primeiros rinques foram substituídos por rinques maiores. Poucos sobraram pra contar a história. O "Victoria Rink", construído em 1862 em Montreal, foi demolido em 1925. A maioria dos rinques antigos sucumbiram a incêndios, mal presente devido a estrutura de madeira usada na época. o "Stannus Street Rink" em Windsor, Nova Escócia, de 1897 deve ser o mais antigo existente hoje, contudo não é mais usado para a prática do Hóquei. O "Aberdeen Pavilion", construído em 1898 em Ottawa, que foi usado para jogos de Hóquei em 1904, é a construção existente mais antiga a ter recebido jogos da "Stanley Cup" graças a um ardo trabalho de restauração que custou mais de 5 Milhões de dólares.
Montreal Arena, uma das várias que não resistiram ao fogo.
Aberdeen Pavilion atualmente.
A arena mais velha hoje que ainda é usada para a prática do Hóquei no Gelo é a "Matthews Arena" em Boston e sua construção data de 1910. Foi modificada diversas vezes e é usada hoje pela "Northeastern University". Foi a casa original do Boston Bruins que começou a jogar na NHL nessa arena no dia 1º de dezembro de 1924. e acabando nossas curiosidades, o mundialmente famoso Madison Square Garden, casa do New York Rangers é a arena mais antiga da NHL ainda em operação desde 1968.
Matthews Arena em Boston - uma das mais antigas ainda em operação.
Por hoje é só, nos próximos posts: Regras - Como se joga esse esporte?

Um "Hip Check" bem no meio do quadril pra você sair voando sem perder a amizade que a semana já começou.

Grande Abraço

Fontes: Wikipédia e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário